lha da Madeira

A Ilha da Madeira - uma das melhores ilhas no mundo

O Arquipélago da Madeira, eleito como um dos melhores destinos turísticos do Mundo e da Europa, é sem dúvida um destino imperdível. Conhecida pelo clima sempre convidativo e pela melhor gastronomia, esta oferece uma grande variedade de atividades e experiências. Conheça algumas sugestões para visitar o Funchal e os arredores da Mãe-Natureza.

Oeste

Foto: Duncan C.

Miradouro Cabo Girão

Deslumbre-se com as vistas panorâmicas sobre a icónica vila de Câmara de Lobos, as fajãs do Rancho e o oceano atlântico infinito. O Cabo Girão é o promontório mais alto da Europa, com uma altura estonteante de 580 m, e é famoso pela sua plataforma suspensa em vidro.

Paúl da Serra

Este é um lugar esplendido cheio de natureza ideal para visitar tanto durante o dia como durante a noite. De dia poderá ter a oportunidade de observar o oceano tanto do lado norte como do lado sul da ilha, uma paisagem única a 1500 metros, acima das nuvens e explorar a sua área com uma vasta fauna e flora caraterística da ilha. À noite este é um lugar mágico para apreciar o vasto universo de estrelas e constelações num silêncio desmedido entre a mãe natureza e o luar.

Piscinas naturais do Porto Moniz

Sinónimo de relaxamento as Piscinas Naturais do Porto Moniz são piscinas formadas desde os primórdios da ilha por lava vulcânica, onde o mar entra naturalmente trazendo água fresca cristalina. É um lugar ideal para recuperar do dia-a-dia e passar um bom momento com familiares ou amigos com paisagens sensacionais da costa norte.

Parque Florestal Fanal

Representado por uma misteriosa floresta ancestral o Fanal é um dos lugares mais mágicos da ilha. Os ramos retorcidos das árvores centenárias, aliados ao nevoeiro no local, torna este lugar autêntico para os visitantes. Neste local pode caminhar por várias rotas por entre fauna e flora únicas e até encontrar miradouros extraordinários.

Foto: Christian

Caminhada 25 fontes

Se procura paisagens naturais, o vale do Rabaçal é uma das maiores obras-primas da Mãe Natureza. Esta Levada é o passeio mais famoso da ilha e oferece fascinantes paisagens, fantásticas cascatas, uma floresta infinita, e belas nascentes ao longo dos seus 13 km de percurso. A caminhada pode ser concluída em cerca de 3-4 horas, durante a qual poderá desfrutar da múltiplas cores e vibrantes em cada um dos seus recantos.

Este

Casas típicas de Santana

Um dos ícones mais conhecidos da cultura da Madeira são as casas de Santana que representam muito bem uma grande parte do nosso património. O povo madeirense costumava fazer o seu quotidiano dentro destas pequenas casas, apenas com um sótão, onde se guardavam os produtos agrícolas, e um rés-do-chão, onde se situava a área residencial, dividida em duas partes separadas: a cozinha e o quarto. Eram feitos de palha, da plantação de cereais que servia para os cobrir, e de madeira, porque era mais acessível em termos financeiros.
Foto: fs999

Foto: Carla Gomes

Miradouro dos Balcões

Seria difícil de descrever este lugar apenas numa só frase.
Num vale profundo rodeado de montanhas e florestas perfumadas que oferecem um ambiente agradável, localiza-se o emblemático miradouro dos balcões. Em apenas 45 minutos irá descobrir as suas encostas povoadas por numerosas espécies de plantas, e algumas aves, que também podem ser observadas, nomeadamente os pequenos tentilhões.

Parque florestal das Queimadas

Amante da natureza e da aventura? Este é o parque florestal indicado para si, é onde pode ser observada a flora da floresta originária da Madeira – Floresta Laurissilva. É o local denominado por ‘’conto de fadas’’, quer pela grande qualidade ambiental e paisagística, pela grande riqueza em biodiversidade. Este conto de fadas num paraíso verde começa na casa das Queimadas e vai ao longo da caminhada do Caldeirão verde, que se apresenta ao longo da vereda, dominada por espécies arbóreas e uma cascata imponente.

Centro

Foto: Colin Watts

Pico do Areeiro

O Pico do areeiro é o terceiro pico mais alto da Madeira e deveras o melhor lugar para romantismo e por isso, terá o mar e a montanhas de mãos dadas ao seu redor. Esta zona reflete toda a beleza da ilha em vários cenários. O destaque de um deles é um esplendoroso pôr-do-sol que convida várias pessoas a lá ir para um momento encantador coberto de amarelos, alaranjados e roxos.

Vila Curral das Freiras

Considerada uma das joias escondidas da Europa é o lugar mais majestoso do Atlântico com uma história que remete aos primórdios da ilha, quando em 1566, as freiras do Convento de Santa Clara, no Funchal, procuravam refúgio neste local remoto enquanto piratas franceses atacavam a sua cidade. Situa-se numa vasta montanha a mil metros de profundidade, numa depressão semelhante a uma cratera e rodeada de altas montanhas, de onde é possível ser observada no miradouro da Eira do Serrado, um ponto de passagem obrigatório.

Cidade do Funchal

O Jardim Monte Palace

O Monte Palace Tropical é sem dúvida um dos locais a visitar no Funchal. Neste belo jardim pode encontrar uma incrível variedade de plantas e árvores exóticas provenientes dos quatro cantos do mundo. Adicionalmente, poderá também visitar o Museu Monte Palace Madeira onde pode contemplar esculturas e coleções de minerais, também provenientes dos quatro cantos do Mundo.

Carrinhos de cesto

Há uma forma muito curiosa de descer do Monte, e se não tiver medo da velocidade, poderá achá-lo mesmo interessante. Estamos a falar dos ‘’carros de cesto’’, um tipo de transporte singular e irrepetível, usados há mais de 100 anos, que constitui uma experiência única a não perder, e são uma das atrações mais conhecidas da Madeira. “Os carros de cesto” são produzidos artesanalmente, com vimes e madeira, e dispõem de dois ou três lugares sentados. Os carros são conduzidos por dois carreiros que utilizam as próprias botas como travões.

Mercado dos lavradores

O Mercado dos Lavradores é um mercado de frutas, legumes, ervas, flores e peixe que oferece uma atmosfera local movimentada com várias cores à volta e todo o tipo de sons e cheiros. Se tiver tempo, pare aqui e prove alguns frutos típicos e exóticos da Madeira, tais como maracujá roxo ou amarelo, maracujá de banana, maracujá de tomate, tobaibos, pitahaya ou fruta de dragão, papaia e banana da Madeira.

Espreite o principal templo religioso do Arquipélago, a Catedral da Sé. Apresenta um dos tetos mais bonitos de Portugal, elaboradamente esculpido com madeira da ilha. Este símbolo histórico remonta a 1400, tendo sido classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Foto: Aaron Burden

Foto: Jong Hyun

Zona velha

Passeie pelas ruas e praças de calçada do Funchal a leste, especialmente pela Zona Velha, vale a pena visitar se quiser experimentar a autenticidade do Funchal, porque é considerada uma área histórica de grande valor arquitetónico e patrimonial. Através da Rua da Santa Maria encontra a bela arte de rua, algumas delas alusivas à cultura madeirense.